Super quadras e rede de ônibus de Barcelona

O projeto que recebeu título de ‘La Ciudad Idea’ em espanhol, e ‘The City Idea’ em inglês, foi elaborado por Adrian Vickery Hill, Miguel Cuellas, Diogo Pires Ferreira e Aarti Sharma, uma equipe multidisciplinar internacional, formada pela Universidade Politécnica da Catalunha, Universidade Técnica de Delft, Universidade Católica de Leuven e a Universidade IUAV de Veneza. Seu objetivo era fazer uma releitura da malha urbana de Barcelona, abrindo uma perspectiva de priorização para o pedestre e o transporte coletivo. Este projeto foi realizado sobre a tutoria do Mestrado Europeu de Urbanismo pela UPC Barcelona em 2009, também pelo ‘Master de Proyectación Urbanística’ at the Universitat Politécnica de Cataluña, seguido pelos professores Antonio Font Arellano, Isabel Castiñeira Palou, Francesc Magrunyà Torner y Miguel Mayorga.

Em 2012, a Nova Xarxa de Barcelona foi proposta e anunciada como um projeto a ser executado pela cidade de Barcelona. O projeto, seguindo um conceito similar ao trabalhado nesta proposta, racionaliza e reconstrói um sistema de transporte coletivo em linhas horizontais e linhas verticais, facilitando a leitura da rede de transporte coletivo da cidade e, também, liberando espaço para a criação de eixos cívicos, onde é dada prioridade ao transporte não motorizado.

A rede proposta pela Nova Xarxa já está em processo final de implementação. Atualmente, a cidade de Barcelona já anunciou os trabalhos em transformar a cidade com a criação dos eixos cívicos.

Abaixo links para download:

Vídeo-resumo do projeto (3 minutos) no youtube:

 

Vídeo completo sobre o projeto (10-13 minutos) no youtube: