Quem somos

O site Cidade Ideia iniciou como uma ramificação de um projeto iniciado em Barcelona sobre a tutoria do Mestrado Europeu de Urbanismo pela UPC Barcelona em 2009. Este projeto, que recebeu título de ‘La Ciudad Idea’ em espanhol, e ‘The City Idea’ em inglês, foi elaborado por Adrian Vickery Hill, Miguel Cuellas, Diogo Pires Ferreira e Aarti Sharma, uma equipe multidisciplinar internacional, formada pela Universidade Politécnica da Catalunha, Universidade Técnica de Delft, Universidade Católica de Leuven e a Universidade IUAV de Veneza. Seu objetivo era fazer uma releitura da malha urbana de Barcelona, abrindo uma perspectiva de priorização para o pedestre e o transporte coletivo.

[Ler mais sobre este projeto] / assista ao vídeo abaixo

 

Em 2011, Diogo Pires Ferreira, o brasileiro que integrava aquela equipe, defendeu sua tese de mestrado “Resgatando velhos conceitos para o futuro da cidade, um estudo de caso em São Luís, MA” sob tutoria de Francesc Magrinyà (UPC Barcelona) e Akkelies van Nes (TUDelft) para o programa Master Europeu de Urbanismo na Holanda. O projeto foi aprovado pela banca avaliadora, composta pelo por Laura Vescina (KU Leuven), Han Meyer (TU Delft), Joaquim Sabaté (UPC Barcelona), Claudio Ugalde (UFRGS) e Bernardo Secchi (IUAV di Venezia).

[Ler mais sobre este projeto] / assista ao vídeo abaixo

O vídeo deste projeto repercutiu e então este site foi criado com intuito de compartilhar dados e informações gerais sobre o projeto. Hoje, este site se transformou em um meio de comunicar e divulgar não apenas projetos, mas também experiências e referências sobre diversos assuntos margeiam à essência da cidade, e conta também com outros canais de redes sociais:

Youtube: youtube.com/cidadeideia
Facebook: fb.me/cidadeideia
Instagram: instragram.com/diogopifer