Viva a (diver) cidade

Construir uma cidade para todos é um grande desafio, por um lado, para o gestor responsável por elaborar e implementar propostas e por outro, para os cidadãos, também responsáveis por fazer parte do processo de construir uma cidade melhor.

A pergunta “A sua cidade é feita para você?” é pertinente para questionar ambos os lados, pois é de conhecimento de todos que existem gestores com uma visão equivocada, que para evitar entraves e conflitos ou, ainda, para ganhar tempo com os processos, trabalham em projetos, cujas ideias saem da cabeça de poucos, mas que não são, necessariamente, legítimas para toda uma sociedade. Mas, também, há cidadãos que com uma visão reducionista dos problemas da cidade, não notam prioridades que privilegiam o coletivo, e assim percebem e apontam os problemas que aferem somente ao seu dia a dia.

Resgatando um entendimento do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, a sua participação funciona como “um instrumento que visa aumentar a efetividade das políticas de governo e diminuir a ineficiência da administração pública, conciliando demandas da sociedade”.

(faça download dos Sete Passos – Como construir um plano de mobilidade urbana neste link goo.gl/zLk3ez)

Dentro deste contexto, é importante lembrar que apesar de diferenças individuais, os direitos e deveres são iguais para todos. Logo, viver a cidade é um direito de todos. Na maioria das vezes peca-se por esquecer que ela (a cidade), é composta de uma complexa diversidade e demandas coletivas. Por isso, sim, viva a (diver) cidade.

A ideia é usar este canal como meio de compartilhar experiências, projetos  e iniciativas de cidades no mundo inteiro. Se você chegou até aqui neste texto e se identificou? Curta, compartilhe, dê seu feedback comentando a respeito e ajude a disseminar essa ideia!

Compartilhe o vídeo através deste link: https://youtu.be/AqdTQ4z4rYc

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *