Existe limite de idade para pedalar?

Existe limite de idade para pedalar?

Para quem pensa que andar de bicicleta é só para gente nova, jovem ou, até mesmo, como diria a minha avó “coisa para broto”… Um dia, enquanto estava pedalando por Bruxelas, ouço um “Grin grin” de alguém que pedia passagem. Educadamente abro espaço na ciclovia, sem olhar para trás, e me surpreendo com a senhorinha pedalando que me ultrapassava.

Quantos anos ela teria? Eu não faço ideia! Mas certamente é um belo exemplo de que a bicicleta é um meio de transporte eficiente para todas idades. Sendo sincero, na Europa é normal a ver pessoas idosas em bicicletas, principalmente por terem passado momentos de dificuldade pós-guerra entre outras crises. Os jovens daquela época são os ciclistas idosos de hoje, ou seja, este hábito já vem de longa data.

No Brasil, é evidente que foram realizados vários investimentos neste modo de transporte nos últimos anos. Mas ainda há um longo caminho pela frente para incentivar seu uso e aumentar a segurança daqueles que pedalam. No Brasil já existem cidades que praticamente estão competindo com a quantidade de ciclovias implementadas, permitindo com que se possa pedalar para o trabalho, escola, universidade etc. Mas sabemos também de cidades que reduzem o uso da bicicleta para lazer.

De qualquer forma, este vídeo é apenas uma boa resposta para aqueles que se perguntam sobre qual seria o limite de idade para andar de bicicleta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *