O que é um poste pra quem está…

Não é de hoje que vemos a cidade de São Luís ter seu espaço urbano mutilado. São infra-estruturas que buscam solucionar algo específico, porém sem sequer se preocupar com entorno, terminam causando outros problemas.

Há pouco tempo vi que novos – e enormes – postes ‘brotaram’ na Lagoa da Jansen. Uma coisa é certa: é algo de extrema necessidade para a rede de energia da região, uma vez que há tantas novas edificações. Entretanto, infelizmente, a eficiência para resolver ou preparar a estrutura não é a mesma referente ao bom senso e respeito à paisagem, no caso, da Lagoa da Jansen. Esses postes não somente poluem a identidade do ambiente, como também atropelam pequenas referências que já estavam ali desde o projeto original, como na imagem no destaque desta publicação.

Por um lado, sem reduzir a culpa dos que colocaram, é bom enfatizar: por quanto tempo teremos um Plano Diretor que não consegue ‘dirigir’ e proteger o espaço da nossa cidade? Por outro lado, a companhia de energia – responsável pela colocação destes postes – faz seu trabalho.

É Lagoa, o que é um poste pra quem está… poluída?

 

As imagens abaixo vemos: antes, a interação de turistas com o monumento, e hoje, que só seria permitido se deslocassem o pequeno marco de referência da Lagoa.