#cidadeIDEIA: 6 minutos de sua atenção

#cidadeIDEIA: 6 minutos de sua atenção

Assista e compartilhe pelo youtube, em português, inglês e Espanhol ou através do vimeo, também em português e inglês.
 
Video-resumo do projeto realizado sob tutoria do Master Europeu de Urbanismo, através da Universitat Politècnica de Catalunya – Fundació UPC, no EMUProgram, decorrido do Master Thesis Semester, junto às universidades TUDelft, KULeuvenIuAV Venezia, orientado por Francesc Magrinyà (UPC) e Akkelies van Nes (TUDelft). ‘Resgatando velhos conceitos para o futuro da cidade‘ é apenas parte de um projeto para São Luís, você também pode participar respondendo o Formulário de Pesquisa! Caso interessado neste escopo, preencha também a ficha de cadastro.

37 thoughts on “#cidadeIDEIA: 6 minutos de sua atenção

Parabéns!!! Os problemas do trânsito e do transporte Urbano em São Luís são graves e merecem uma atenção e ações urgentes. Fico mais aliviada em saber que alguém com potencial qualitativo está analizando e tentando encontrar uma solução para esse caos. Creio que uma cidade como S. Luís poderia ter começado a crescer com planejamento sustentável, mas lamentávelmente nossos gestores têm uma visão muito pequena das coisas…não saíram da cultura herdada do tempo colonial,não enxergam e veslumbram um futuro, vivem no imediatismo e esquecem que precisamos viver melhor e com mais qualidade de vida para nós e as gerações futuras tbm e que o futuro é feito em nossos dias.Parabéns pelo belo trabalho. Vou compartilhar!!! Abraços.

Fantástico!!
Extasiado pelo fato de que é inédito pra mim ver um estudo tão detalhado e lógico pra resolução de um problema gigante e originado de um planejamento no “jeitinho” tipicamente brasileiro.
A Ilha precisa mais disso.
Desde já parabéns.
Só não nos esqueçamos de outros pontos como a questão de onde alocar os funcionários não utilizados das empresas de transporte frutos da redução das linhas.

Obrigado, Joseh!

A questão dos funcionários é resolvida aumentando a frequência dos ônibus. Que creio que é possível ter linhas estruturais com 5 minutos de espera.

Abraço, obrigado mais uma vez!

Muito bom cara. Aqui na empresa, nos grandes projetos, que chamamos de “urbanidade”, procuramos sempre opções urbanísticas que favoreçam o “Walkability”, com núcleos urbanos que atendam as necessidades de seus moradores, com comércio, lazer, espaços culturais e religiosos, com ONGS que incentivam os moradores a desenvolver o sentimento de lugar. A infraestutura de bairros é primordial para desafogar corredores.

Outro problema é, como diria minha mãe: “Pra ir daqui até bem ali, o povo quer ir montado no carro”. E é verdade. Mas cade o planejamento urbano da cidade favorecendo os deslocamentos mais simples? Falta calçada, vias e até mesmo segurança pública.

São muitos fatores intrínsecos que conspiram para o caos que vivemos hoje em nossa cidade. A mudança é tão profunda…que se tivessemos começado no início da decada de 90, quando vários urbanistas locais lutaram com o poder para isso acontecer e tivesse conseguido, talvez não tivessemos em um ponto bom ainda.

Se começar agora então…mas fazer o que? Tem que começar!

Abraços e sucesso!

Estou mais, muito mais do que impressionado. Estou emocionado! Não tenho know how para avaliar a qualidade técnica do que é proposto. Mas, pela excelência da apresentação (embora a referência à extensão de linhas tangencie o inacreditável), deu pra sentir que não se trata de um chute irresponsável e inconsequente. Parabéns, Diego. E obrigado por reavivar em mim a brasa da esperança, quase finda em se tratando de Maranhão.

Eu morei em Curitiba e lá o sistema de transporte público funciona mesmo. Certa vez o prefeito de NY fez uma visita a cidade tentando copiar o modelo. Sempre me perguntava por que nós aqui em São Luís não poderíamos fazer o mesmo. Fiquei impressionado com a qualidade do vídeo e os detalhes da pesquisa. Espero que o projeto seja aceito pelas autoridades e passe a funcionar. Já divulguei no meu twitter e facebook.

fala Diogo… meus parabéns!! cara, ficou muito legal esse projeto! seria bom mesmo se fizessem de verdade isso aqui…
abraços, tudo de bom pra ti!

Prezado Diogo,

Estou muito impressionado com a qualidade do seu trabalho. Parabéns. Como jornalista – e cidadão -, preocupa-me muito o futuro (incerto) de nossa cidade: sem verde, sem ordem, sem transporte eficiente, sem áreas de lazer, sem planejamento…
Conte conosco para levar a sua ideia adiante.
Grande abraço. RB

Diogo,

Fiquei muito feliz pela repercursão do post que fiz do seu trabalho apontando soluções para os problemas no trânsito e transportes urbanos em S. Luís,no grupo que faço parte aqui pelo facebook chamado Profissionais Inteligentes, criado pelo Laercio Jr diretor de marketing da Mirante.Tomei conhecimento do seu trabalho pelo amigo Leonardo Viana que me enviou o vídeo. Venho aqui hoje, comunicar a você que a repercursão foi muito boa, comentada por profissionais e intelectuais do mais alto gabarito como o Fábio Gomes,e chamou a atenção do deputado Gastão Vieira que não só elogiou o trabalho como deseja levar o debate para uma Audiência Publica na Câmara dos Deputados. Gostaria de convidá-lo para fazer parte do nosso grupo e por favor, me envie o seu contato de email para adicioná-lo pelo facebook ao grupo se assim nos permitir. Nem preciso dizer que já virei fã do seu trabalho a primeira vista,né? Ao add o grupo você poderá ler os comentários e ter um contato mais próximo com pessoas interessadas em ver projetos como o seu sair do papel. Obrigada e mais uma vez Parabéns!!! Poliene.

MEUS PARABENS! eh muito bom saber q há maranhenses tão bem qualificados e projetos tão bem estruturados, nossa cidade tem problemas graves e que tendem a se agravar com o tempo, eu falo q São Luís eh a unica cidade q alaga ate em ponte(q eh verdade, pontes e ruas) e o transporte publico praticamente obriga a passagem pelo centro q acaba ficando saturado.
Seria ainda mais perfeito, se essas linhas propostas fosse de VLT (veiculo leve sobre trilhos) mas acho q ai jah eh sonhar muito alto, eu gostaria de saber se jah há algum contato ou interesse das autoridades publicas para com esse projeto?

Yuri,

Obrigado! as críticas positivas são incentivadoras, e os elogios são meio caminho andado! Principalmente porque esses trabalhos demandam muita pesquisa. Digo isso porque ter acesso a dados em nossa cidade é uma tarefa árdua… e o pouco que conseguimos chega de forma desorganizada ou defasada.

Bem, respondendo a sua pergunta… Após a divulgação recebi alguns contatos, mas somente quando retornar a São Luís, poderei avaliar se destes poderá advir algo de concreto. Estou à disposição e tenho o maior interesse em debater, apresentar e, claro, implementar a proposta.

Abraço, e valeu mais uma vez pelo incentivo!

Oi Diogo! Vivemos, hoje, em São Luís, um trânsito mto difícil! Sabemos, agora, que tem solução! E você está aí para resolver! Estamos orgulhosos dO nosso sobrinho! Sucesso em seus projetos é tudo que desejamos! Seus avós (vovô Pires e vovó Maria, estariam, como nós, batendo palmas a você! Parabéns pela sua garra,ousadia e inteligência!
Beijos dos tios que lhe abençôam e lhe desejam boa sorte em todos os seus empreendimentos!
Tio Antônio e tia Bel.

Caro Diogo,
Além de ser um trabalho certamente muito bem embasado, a apresentação ficou fantástica, nos moldes do XPLANE http://www.youtube.com/watch?v=cju6Zi4OT54 – Fantástico. Gostaria de obter a sua autorização para veicular este video nas nossas TVs instaladas em shoppings e outros ambientes. Acho que São Luis precisa conhecer mais sibre si mesma. Grande abraço. Helio COsta

Conterrâneo DIOGO,
Maranhense, fora ha 50 anos, achei fantástico o que vc pretende; anos de estudo voltados para uma solução racional e oportuna, mas… será que os “nossos governantes“ que andam pelas ruas de nossa SLZ, -onde outrora d.Anna Janhsen o fazia na sua carruagem alada – de carro c/motorista, ligados nos seus MP 3 _4, TABLETES IPODS, DVDS ou COCHILANDO ENQUANTO A CARAVANA PASSA, e tudo isso pago por nós contribuintes, se interessariam ou se interessarão ? !!! Ficarei muito feliz por vc e por todos os maranhenses onde me incluo, se deram a ele, o valor que parece ter. MUITO SUCESSO PARA VC.

Parabéns pelo projeto! Parece ser eficaz e diz boas verdades sobre os hábitos dos ludovicenses. Muito bom!

Parabens trabalho detalahdo e eu como maranhese (de coracao)fico peocupado com o que ha de vir, todavia o avanco desodenado e impessado DOS HOMENS podem levar outras cidades a se transformraem em – OUTRAS SAO LUIS -. Quanto ao problema do transporte publico o Diego fez uma bela postragem de COMO e QUANDO vaze-lo.
Brandao-Imperatriz,Ma.

Diogo,
vi seu video e achei brilhante! Moro em São Luis há 20 anos e vi a cidade inchando. Lembro que a Holandeses era um deserto a qualquer hora. Hoje no rush, engarrafa de ponta a ponta.
Quando era universitário, usava a viagen de ônibus até a ufma para ler revistas e me atualizar… como isso era bom! Tinha tempo pra me atualizar, estudar. Hoje perco horas no transito para percorrer alguns kilômetros. Invejo as pessoas que vão para o trabalho em ônibus de empresas, sem preocupação com o caos por onde estão passando.
Quero ajudar… o que posso fazer ?
abraço.

Como tu já sabes, tua tese é simplesmente fantástica.
Fico muito feliz em perceber que o teu trabalho está tendo o reconhecimento que merece. E tenho certeza que o melhor ainda está por vir.
Orgulho de ser teu amigo!
Parabéns!

Ótima iniciativa e belo projeto. São Luis Precisa de pessoas com visão de longo alcanse como voce. Como morador desta cidade, me coloco à disposição para contribuir com seu projeto. Parabéns!

Diogo,
Parabéns pelo projeto e a fantástica apresentação, digna de grande uma grande agência, perfeita, som, imagem e o contéudo a dar inveja a tantos outros profissionias. O seu potencial é de um grande mestre, terás sucesso ainda mais em sua vida.

M.Andre – Publicitário

Prezado bom dia, Parabens epla iniciativa o video é excelente.
Att
Eduardo Guterres

Diogo, um amigo meu me comentou e olhei o video. Ficou muito legal. Qualquer coisa estamos no SET afim de esclarecer e ajudá-lo quando precisares. Abraços!!!

Parábens pela pesquisa e pelo vídeo. O resultado demonstra que para todo problema pode haver uma solução, desde que as pessoas envolvidas e interessadas tenham atitude e queiram fazer diferença, deixando um legado de contribuição para a melhoria de vida das pessoas.

Ciro Nolasco – jornalista

Cara parabéns!
Faça um movimento com a população, divulga e vê se consegue um abaixo-assinado ou algo do tipo para exigirmos junto aos órgãos competentes. Continue assim e, apresenta esse projetos aos candidatos à prefeitura de nossa São Luís!

Diogo, parabéns! Ao assistir sua palestra hoje no CEUMA percebi que devemos lutar por aquilo que acreditamos para o bem estar de todos. Tenho certeza que devemos plantar uma semente para que possamos colher os frutos desse projeto, que por sinal é bem ambicioso, em virtude do nosso atual quadro político, por isso não temos que desistir de nossos ideais, e mais uma vez o parabenizo pelo belo projeto apresentado, e digo de coração, continue nessa empreitada, pois são profissionais como Você que nosso pais necessita. Um forte abraço e sucesso nessa empreitada.

Diogo , achei fenomenal o seu projeto. Mas gostaria de tirar uma dúvida: o que vc acha que poderia ser feito para reduzir o quantitativo de carros em áreas do Centro como Rua da Paz, RUa do SOl, Rua do Passeio e adjacências, lembrando que são áreas de comércio. FIquei me questionando se poderia ser criados bolsões de estacionamento ali pela Beira-Mar, não sei ao certo onde mais, para dali linhas de microônibus com padronização(azulejinhos,etc.) ficasse circulando pelas localidades onde as pessoas buscam compras e demais serviços. Gostaria de contar com sua resposta. Grande abraço

Obrigado Yglésio!

Sobre sua dúvida, em primeiro plano deveremos ter opções de transporte que sejam eficientes. Se não houver, quem tiver condições, usará seu veículo até onde der. Em seguida criaríamos uma hierarquia no centro, impedindo a passagem de veículos em determinadas ruas, gerando características agradáveis em vias especificas com maior possibilidade de comercio. Há toda uma ciência de como agir nisto, com cálculos, dados e usando a sintaxe espacial.

Existe um histórico negativo no mundo de cidades que investiram somente em ‘bolsões de estacionamento’. A rua Potterstraat em Utrecht é ótimo exemplo: eliminaram prédios para criação destes bolsões. A conseqüência é que criamos espaços áridos, sem vida pública. Lá, em Utrecht, eles voltaram atrás e reconstruíram os edifícios demolidos! Ao contrário de Detroit, nos EUA, que insistiu nestes investimentos de estacionamentos e vias expressas o que foi agravando cada vez mais e a maioria dos serviços e empresas migraram para cidades vizinhas, que fez a cidade quebrar, com ‘vias e bairros fantasmas’.

Bom, o centro de São Luís não é extenso como o restante da cidade, ou seja, estrategicamente marcaríamos pontos de entrada, mas não somente para usuários de veículos, aí sim você teria um excelente resultado.

Abraço

Comments are closed.